Estudo de Escatologia Bíblica
Bem-vindo ao meu blog pessoal! Aqui você encontrará reflexões dentro das escrituras sobre os últimos dias, dentro do basamento Bíblico.
Threver Baruch
5/8/202438 min leer
Sim, Israel tornou-se uma nação em 14 de maio de 1948, quando foi declarada a independência do Estado de Israel. A declaração ocorreu antes do fim do mandato britânico na Palestina, e foi seguida por uma guerra de independência.
Detalhes:
Declaração de Independência:
A Declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada em 14 de maio de 1948, em Tel Aviv, com David Ben-Gurion como primeiro-ministro.
Motivação:
A criação de Israel foi resultado de um longo processo de migração judaica para a Palestina, impulsionado pelo sionismo, e de uma resolução da ONU que previa a divisão da região em dois estados, um judeu e outro árabe.
Guerra de Independência:
Logo após a declaração, Israel enfrentou uma guerra de independência contra os países árabes vizinhos.
MATEUS 24: 1-51
Pergunta sobre o sinal da vinda de jesus. (verso 3).
3) E, estando ele assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e qual será o sinal da tua vinda, e do fim do mundo?
Tempo de aflição. (verso 4 ao 14).
6) E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, para que não vos perturbeis; pois todas essas coisas devem acontecer, mas ainda não é o fim.
OBS: a parti do verso 6, jesus aponta para os sinais que os 3 últimos cavalos irão causar.
Apocalipse 6:1-8 e Zacarias 1:7-11,14-16; 6:1-7.
Apocalipse 6:1-8 -
1) E eu vi quando o Cordeiro abriu um dos selos, e ouvi, como se fosse o barulho de trovão, um dos quatro animais, dizendo: Vem e vê!
4) E ali saiu outro cavalo que era vermelho; e ao que nele se assentava foi-lhe dado poder para tirar a paz da terra, e que se matassem uns aos outros, e foi-lhe dada uma grande espada.
5) E havendo aberto o terceiro selo, eu ouvi o terceiro animal dizer: Vem e vê! E eu olhei, e eis um cavalo preto, e o que nele se assentava tinha um par de balanças em sua mão.
Zacarias 1:7-11,14-16 -
8) Eu vi à noite, e eis que vi um homem que cavalgava sobre um cavalo vermelho, e ele se pôs entre as murtas que estavam abaixo; e atrás dele havia cavalos vermelhos, salpicados e brancos.
9) Então eu disse: Ó, meu senhor, o que são estes? E o anjo que falava comigo me disse: Eu te mostrarei o que estes são.
10) E o homem que estava entre as murtas respondeu e disse: Estes são os que o SENHOR enviou para percorrerem a terra para lá e para cá.
15) E estou muito descontente com os pagãos que estão em descanso; porque eu estava um pouco descontente, mas eles ajudaram a espalhar a aflição.
Zacarias 6:1-7 -
1) Quando me virei, levantei os meus olhos, e olhei, e eis que saíam quatro carruagens de entre dois montes; e os montes eram montes de bronze.
2) Na primeira carruagem havia cavalos vermelhos, e na segunda carruagem, cavalos pretos;
3) e na terceira carruagem, cavalos brancos; e na quarta carruagem, cavalos malhados e baios.
5) E o anjo respondeu e disse-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, que saem de onde estavam perante o Senhor de toda a terra.
7) E os baios saíram adiante, e procuraram ir de modo a percorrer a terra de um canto a outro. E ele disse: Idem pois, percorrei a terra de um canto a outro. Então eles percorreram a terra de um canto a outro.
Mateus 24 - (continuação).
8) Todos estes são o princípio das dores.
OBS: a parti do verso 9 inicia a perseguição contra os cristãos durante o período dos 7 anos, porque os cristãos receberão a culpa das tragedias causada no mundo, quando tocar as trombetas.
OBS: no verso 13, quem suportar o período dos 3 anos e 6 meses até o final, verá o arrebatamento.
Continuação de Mateus 24, do verso 15 ao 22, fala sobre desolação que falou Daniel.
15) Quando, pois, virdes a abominação da desolação, falado pelo profeta Daniel, posta no santo lugar, (quem lê, entenda);
OBS: essa desolação do verso 15, se dará na metade dos 7 anos da falsa paz.
Nessa passagem, jesus está falando sobre o período da aliança dos 7 anos, conforme relatou Daniel.
Daniel 9:27 -
27) "E ele confirmará o pacto com muitos por uma semana, e no meio da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação, e pela disseminação das abominações ele a desolará, até a consumação; e aquilo determinado será derramado sobre o desolado."
E Daniel 11:30-35 -
31) E braços se colocarão ao seu lado, e eles contaminarão o santuário da força, removerão o sacrifício diário, e eles estabelecerão a abominação desoladora.
32) E aqueles que se portam impiamente contra o pacto, ele corromperá por meio de adulações; mas o povo que conhece o seu Deus será forte e fara proezas.
33) E aqueles que têm entendimento dentre o povo instruirão a muitos; contudo, cairão pela espada, e pela chama, e pelo cativeiro, e pelo despojo, por muitos dias.
35) E alguns dos que têm entendimento cairão, para prová-los, e para purificar e torná-los brancos, até o tempo do fim, porque ainda é por um tempo determinado.
OBS: no meio dos 7 anos, ele quebra o pacto, coloca a desolação abominadora dentro do templo, os fiéis fugirão, porque serão contra essa ação do anticristo, serão presos, mortos, provados... e o verso 35 conclui dizendo que ainda não é o fim, porque ainda é por um tempo determinado, que seria o restante dos anos da metade dos 7 anos adiante.
E o capítulo 12:9-12,13 de Daniel -
9) E ele disse: Segue teu caminho Daniel, pois as palavras estão fechadas e seladas até o tempo do fim.
11) E do tempo em que o sacrifício diário for retirado e a abominação da desolação estabelecida, haverá mil duzentos e noventa dias.
OBS: Daniel 9:27 fala que no meio dos 7 anos, ele quebra o pacto e coloca a desolação dentro do templo, no lugar santo, e quando lemos aqui, em Daniel 12:11, o anjo deixa claro que, depois que a abominação for estabelecida, que será na metade dos 7 anos, ainda haverá mais 3 anos e 6 meses de tempo restante, para se concluir o período dos 7 anos do governo do anticristo.
12) Bendito é aquele que espera e chega aos mil trezentos e cinco, e trinta dias.
Continuação de Mateus:
Os versos 21 e 22 de Mateus – Fala sobre o período de uma grande tribulação, conforme relatou Daniel 12:1
OBS: esse período será quando o pacto for quebrado, a desolação implantada e os cristãos serão perseguidos com os judeus que são fiéis ao Criador.
Daniel 12:1 -
1) E naquele tempo Miguel levantar-se-á, o grande príncipe que representa os filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, tal qual nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo; e naquele tempo o teu povo será libertado, todos os que forem encontrados escritos no livro.
Apocalipse 12:7-9 -
OBS: será durante esse tempo, que Miguel derrubara a antiga serpente das regiões celestiais, depois dos 3 anos e 6 meses, assim que o anticristo quebrar o pacto da falsa paz; durante esse tempo, o exército de Miguel fará guerra contra satanás e o derrubar, vencendo-o e este, com sua cauda irá carregar todo o seu exército consigo na queda, e dessa forma, os anjos do Senhor tomara posição nos área para aguardarem a ordem de Cristo para retirarem a igreja da terra, para poupá-la do tempo da ira.
Apocalipse 12:10,11 -
Satanás sabendo que so lhe resta menos de 3 anos e 6 meses, que são os restantes de tempo dos 7 anos, perseguira todos os que ficarem depois do arrebatamento.
Apocalipse 12:12,13 -
12) Por isso regozijai-vos ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam a terra e o mar! porque o diabo desceu até vós com grande ira, pois ele sabe que pouco tempo lhe resta.
13) E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, ele perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
O mesmo período que Joao relatou em apocalipse 12:2,5,6
5) E ela deu à luz a um filho homem, que há de governar todas as nações com um cetro de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
OBS: o filho representa os salvos, arrebatados depois dos 3 anos e 6 meses iniciados.
(O verso 6 é os 3 anos e 6 meses restante dos 7 anos, conforme avisou Daniel 12:11,12 -
Daniel 12:
11) E do tempo em que o sacrifício diário for retirado e a abominação da desolação estabelecida, haverá mil duzentos e noventa dias.
12) Bendito é aquele que espera e chega aos mil trezentos e cinco, e trinta dias.
Daniel 12:12 -
12) Bendito é aquele que espera e chega aos mil trezentos e cinco, e trinta dias.
Os que vencerem com jesus, receberão a mesma autoridade de reger o mundo com cetro de ferro. Apocalipse 2:26-29
Mateus 24:16-22 -
OBS: aqui é o período em que o pacto é quebrado no meio dos 7 anos e com isso, os santos serão caçados pelo mundo antes do arrebatamento, ao qual durante esse período, iniciara a guerra nos céus e satanás será derrubado e depois iniciado o arrebatamento da igreja.
Apocalipse 12:7-10, mostra a grande guerra nas regiões celestiais, conforme disse Daniel 12:1 e jesus em Mateus 24:29.
Apocalipse 12:7-10 -
8) e não prevaleceram, nem o seu lugar se achou mais no céu.
9) E o grande dragão foi lançado fora, aquela antiga serpente, chamada de Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado à terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10) E eu ouvi uma alta voz dizendo no céu: Agora chegou à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual os acusava dia e noite diante de nosso Deus.
Daniel 12:1-
1) E naquele tempo Miguel levantar-se-á, o grande príncipe que representa os filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, tal qual nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo; e naquele tempo o teu povo será libertado, todos os que forem encontrados escritos no livro.
Mateus 24:29 -
29) Imediatamente após a tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes do céu serão abalados.
Observa que jesus deixa claro que o arrebatamento da igreja só acontece depois dessa grande aflição que ocorrerá.
De Mateus 24 a partir do verso 32-35, ele fala sobre a figueira.
Mateus 24:32-35 -
32) Agora, aprendei uma parábola da figueira: Quando seu ramo estiver ainda tenro, e brotarem folhas, sabeis que o verão está próximo.
33) Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
(todo o capítulo 24 é sobre a geração do arrebatamento, a última hora e geração).
OBS: No verso 34 ele fala que não passara essa geração até que todos esses eventos se realizem.
Israel representa a figueira que foi plantada em 1948.
Uma figueira para crescer e florescer, leva em torno de 3 a 5 anos. Jesus estava mostrando sobre a aliança dos 7 anos, porém Israel florescera no meio da falsa Paz, os 3 anos e 6 meses; Se os 7 anos não fosse abreviado, nenhuma carne se salvaria.
O verão representa a virada de estação da falsa paz para a aflição ao ser quebrada a aliança, onde jesus antes de derramar a sua ira, retirara a sua igreja.
Mateus 24:37-43 Jesus fala que será a sua vinda, como nos dias de Noé, porém no livro Lucas 17:25-26-30 ele fala também de ló.
Mateus 24:37-42 -
37) E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38) Pois, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
39) e não o souberam até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim também será a vinda do Filho do homem.
40) Então, estando dois no campo, um será tomado, e deixado o outro.
41) Estando duas mulheres moendo no moinho, uma será tomada, e a outra deixada.
Lucas 17:25-30 -
Jesus está falando sobre 2 gerações.
A primeira a de Noé e a segunda a de Ló.
Quando Deus mandou o diluvio, ele disse que aquela geração duraria 120 anos.
Genesis 6:3 -
3) E o SENHOR disse: Meu Espírito não contenderá sempre com o homem, pois ele também é carne. Porém, seus dias serão cento e vinte anos.
OBS: uma geração completa, dura o total de 120 anos.
Na época que o primeiro filho de SEM primogênito de Noé nasceu, SEM tinha 100 anos de idade, e o texto mostra que o diluvio veio 2 anos antes do nascimento do seu primeiro filho, equivalente a 98 anos de idade. Genesis 11:10.
Genesis 11:10 -
10) Estas são as gerações de Sem: Sem tinha cem anos de idade, e gerou Arfaxade dois anos depois do dilúvio.
Quando Deus tirou Ló de Sodoma e Gomorra, a bíblia relata que o anjo do Senhor desceu para falar com Abraão sobre o nascimento do seu primeiro filho, que se cumpriu em Genesis 21:5 - onde diz que ele tinha 100 anos.
Genesis 21:5 -
5) E Abraão era da idade de cem anos quando seu filho Isaque lhe nasceu.
Quando o anjo falou com Abraão, o texto fala que ele o visitaria depois de um ano, a parti daquele dia, para dar-lhe seu primeiro filho, onde sara conceberia e geraria o tempo da gravidez de Isaque. Genesis 18:10.
Genesis 18:10 -
10) E ele disse: Eu certamente retornarei a ti no próximo ano; e eis que Sara, tua esposa, terá um filho. E Sara o ouviu na porta da tenda, que estava atrás dele.
Vemos que o Senhor fala para Abraão que o visitaria um ano depois, para fazer com que sara concebesse e depois disso, passa-se pelo tempo de gestação, que dura 9 meses, o total de tempo desde o tempo que o anjo falou com Abraão e o dia que Isaque nasceu, equivalente ao tempo de 2 anos.
Quando Isaque nasceu, Abraão tinha 100 anos; mas quando o anjo falou com ele, ele tinha 98 anos.
SEM teve seu primeiro filho com 100 anos
ABRAÂO teve seu primeiro filho com 100 anos.
Quando a terra foi destruída, sem tinha em meados de 98 anos.
Quando Sodoma foi destruída, Abraão tinha em meados de 98 anos.
A ira, a destruição aconteceram quando essas duas gerações tinham 98 anos.
De 1948, ano que Israel foi plantada como nação, junto com o tempo que jesus deu para a geração de SEM (filho de Noé) e Abraão (tio e ló), equivale a 98 anos, a parti de 1948 da nação de Israel.
Porém atualmente, vivemos pelo calendário gregoriano (que está errado), que é solar, sabendo que no passado, sempre foi utilizado o calendário lunar, que cada mês é formado pelo ciclo da lua de 28 dias, formado por 4 semanas de 7 dias. Total 28 dias um mês.
Então a soma de 1948 + 98= 2043 pelo calendário lunar.
OBS: deixarei os cálculos dentro do calendário lunar, e a cada etapa, com as respectivas explicações.
Genesis 6:3 mostras que uma geração dura 120 anos.
Porém em Salmos 90:10 fala que depois dos 70 a 80 anos, é cansaço e fadiga para os que não tem saúde.
Salmos 90:10 -
10) Os dias dos nossos anos são setenta anos; e se por causa do vigor, chegam a oitenta anos, mas toda sua força é afã e tristeza, porque logo passam, e voamos para longe.
Isaque só nasceu quando Abraão teve 100 anos.
Arfaxade, filho de SEM só nasceu quando seu pai tinha 100 anos.
Apocalipse 12:2 e 5 sobre o filho que a mulher gerou e deu a luz. Essa geração dessa mulher, representa a geração de SEM e ABRAÂO.
Uma geração inteira de 1948, com os 120, durara até 2064 pelo calendário lunar.
Porém, como Isaque só nasceu quando Abraão tinha 100 anos e Arfaxade só nasceu quando ‘Sem’ tinha 100 anos, ambos 2 anos depois de uma destruição em massa, onde Sem foi salvo pela arca, e ló, sobrinho de Abraão da destruição de Sodoma e Gomorra, a soma total do tempo desses 100 anos, fica:
1948 (Plantação da figueira= ISRAEL) + 100= 2045.
OBS PESSOAL: será que em 2043, como mencionado acima, da soma dos 98 anos ao qual SEM e ABRAÂO tinham quando houve as destruições em suas épocas, totalizando 2043, haverá o derramar da ira de Deus sobre essa geração? Depois disso, em 2045, o nascimento do novo reino e tempo na terra?
Quando o anticristo fizer a falsa paz, a aliança de 7 anos, Daniel mostra que no meio dos 7 anos, ele quebra o pacto. Daniel 9:27, 11:30-32 e 12:11 e 12 -
Daniel 9:27 -
27) E ele confirmará o pacto com muitos por uma semana, e no meio da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação, e pela disseminação das abominações ele a desolará, até a consumação; e aquilo determinado será derramado sobre o desolado.
Daniel 11:30-32 -
31) E braços se colocarão ao seu lado, e eles contaminarão o santuário da força, removerão o sacrifício diário, e eles estabelecerão a abominação desoladora.
32) E aqueles que se portam impiamente contra o pacto, ele corromperá por meio de adulações; mas o povo que conhece o seu Deus será forte e fará proezas.
Daniel 12:11,12 -
11) E do tempo em que o sacrifício diário for retirado e a abominação da desolação estabelecida, haverá mil duzentos e noventa dias.
12) Bendito é aquele que espera e chega aos mil trezentos e cinco, e trinta dias.
Porque ele vai entrar no templo se passando como Deus, ordenando que todos os adore, porém os judeus não adoram homens e nem imagem, isso será à abominação que ele colocara dentro do templo, a adoração a si, que será seu trono, conforme também mostra em 2 tessalonicenses 2: 3-12 e apocalipse 13: 2-8, 12-17.
Tessalonicenses 2:3-12 -
3) Ninguém vos engane de maneira alguma, pois aquele dia não virá sem que primeiro venha a apostasia e que o homem do pecado seja revelado, o filho da perdição.
8) E, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor consumirá com o espírito da sua boca e destruirá pelo esplendor da sua vinda.
9) A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira.
12) Para que sejam condenados todos os que não creram na verdade; antes, tiveram prazer na injustiça.
Apocalipse 13:1-15 -
2) E a besta que eu vi era semelhante a um leopardo, e seus pés eram como os pés de um urso, e sua boca como a boca de um leão; e o dragão lhe deu seu poder, e seu trono e grande autoridade.
4) E eles adoraram o dragão que dera poder à besta, e adoraram à besta, dizendo: Quem é semelhante a besta? Quem é capaz de guerrear contra ela?
5) E foi dada a ela uma boca falando grandes coisas e blasfêmias; e poder foi dado a ela para continuar por quarenta e dois meses.
OBS: no verso 5, ele vai se falar palavras de injurias durante os 3 anos e 6 meses (42 meses).
OBS: nesse verso 7 o anticristo perseguirá os cristãos e judeus.
OBS: o verso 11 fala do falso profeta, que sairá de Roma, ele representará a igreja católica, a meretriz como mencionado em apocalipse 17:1-18.
OBS: o termo “poder” aqui, se refere autoridade, a mesma função que a primeira besta exercia.
13) E ele faz grandes maravilhas, a ponto de fazer fogo descer do céu sobre a terra à vista dos homens,
14) e engana aqueles que habitam na terra por meio daqueles milagres que tinha poder de fazer à vista da besta; dizendo para aqueles que habitam na terra, que eles fizessem uma imagem para a besta, que tinha sido ferida pela espada, e vivera.
15) E ele tinha poder de dar vida à imagem da besta, e que a imagem da besta poderia tanto falar quanto fazer com que tantos quantos não adorassem a imagem da besta fossem mortos.
Daniel 7:20-25 -
20) e dos dez chifres que estavam em sua cabeça, e do outro que surgiu, e perante o qual três caíram; e daquele chifre que tinha olhos, e uma boca que falava coisas muito grandes, cujo aspecto era mais robusto do que o dos seus companheiros.
24) E os dez chifres deste reino são dez reis que se levantarão; e um outro se levantará após eles, e ele será diferente dos primeiros, e ele subjugará três reis.
25) E ele falará grandes palavras contra o Altíssimo, e irá consumir os santos do Altíssimo, e intentará mudar tempos e leis; e eles serão dados em sua mão até um tempo, dois tempos, e metade de um tempo.
Apocalipse 17:12,13 -
13) Estes têm uma só mente, e darão o seu poder e força à besta.
OBS: de forma resumida, analisando Daniel 7, verso 20, fala sobre os 10 chifres, onde 3 caem, para que no lugar, nasça outro (que é o anticristo).
O resultado de 10-3=7. Dos 10 chifres, quando tira 3, sobra 7., mais o outro chifre que levantava no lugar dos 3, total: 7+1=8; total 8 chifres.
Quando vamos para apocalipse 17, ele menciona sobre os 10 chifres, mas também sobre 7 cabeças sobre a besta.
Vou tentar exemplificar: João provavelmente viu 1 chifre sobre cada cabeça, até a 5ª cabeça, na 6ª uma cabeça com 2 chifres e na 7º com 3 chifres, totalizando: uma besta com 7 cabeças e 10 chifres. João viu o que Daniel viu no capítulo 7 de seu livro.
Quando vemos apocalipse 13:3, fala que João viu e uma de suas cabeças havia sido ferida com um ferimento mortal. Daniel 7:8,24 mostram que, 3 chifres foram arrancados da cabeça da besta que Daniel viu, e no lugar nascia outro chifre, que se tornava poderoso. A mesma coisa que João viu.
A interpretação é:
São 10 reinos que possuem alianças entre si (que formam a besta), porém 3 reinos ou Reis, líderes, serão derrubados e com isso, no lugar vai surgir outro rei, com um reino que dominara, reinara sobre os 3 que caíram (A cabeça ferida que João viu em apocalipse 13:3 e os 3 chifres que foram derrubados em Daniel 7:8,24).
Como mencionado acima, dos 10 chifres, 3 caiam e no lugar dos que caiam se levantava outro que se tornava forte e poderoso, totalizando 8 chifres. O anjo mostra para João que uma das cabeças, em apocalipse 17:10 é o 8º Rei e que também é um dos 7, como explicado. Tanto o chifre, quanto as cabeças falam sobre o mesmo assunto.
Pensem comigo: Cada zero abaixo representa uma cabeça da besta, e cada ( ‘ ) representa 1 chifre.
0’ - 0’ - 0’ - 0’ - 0’ - 0” - 0’’’
Nota que até a quarta, cada cabeça (cada zero) tem 1 chifre?
Mas quando chega na 6ª ela passa a ter 2 chifres e na 7ª ela tem 3 chifres?
Observa que, quando derruba a cabeça com 3 chifres, a 7ª cabeça, ela passa a ficar com 6 cabeça e 7 chifres no total.
A cabeça que foi ferida é restaurada e sobre ela nasce outro chifre, porque eram 3, mas esses 3 chifres foram arrancados e no lugar passa a nascer outro, porém mais forte e poderoso.
Então o total de cabeça volta a ser 7, porém o total de chifres passa a ser 8, conforme João viu em apocalipse 13 e 17.
Esse último reino e rei que vai se levantar sobre os 3 que caíram, recebera apoio e poder das outras cabeças e reis para perseguir e matar todos os cristãos sobre a terra. Leiam os textos mencionados e reflitam.
Analisando o texto de apocalipse 13, vemos também que a segunda besta que se levanta (o chifre que se levanta no lugar dos 3 que caíram) principalmente o verso 16 desse capítulo, mostra que essa besta obrigará que a todos, pequenos e grandes utilizarem sua marca, ao qual sem ela ninguém poderá comprar ou vender. Veja: ele está falando sobre um governo econômico que vai se levantar e ganhar força no mundo todo, onde será um governo único e uma só moeda entre esses 10 reinos.
Será reis reinos e reis, 3 irão cair e no lugar se levantará sobre o lugar dos 3 com força e domínio, trazendo uma nova economia e aliança mundial com o apoio dos outros 7.
A besta que João viu, é a economia que vai ser criada! Ela tem 7 cabeças (países) 10 e reis.
Porém acontecera conforme já foi relatado.
A perseguição contra os cristãos se dará, porque não aceitaram esse governo, essa marca e serão oposição contra essa abominação.
Primeiro tentarão levantar um novo tipo de economia e moeda mundial, dará certo por um período (Ap 17:10), mas então cairá e no lugar será levantada uma nova economia, mais forte e poderosa, que se estendera sobre toda a terra, obrigando a grande e pequenos a terem que aceitar a marca da besta. Essa economia (essa Besta) será controlada pelo anticristo.
Um exemplo de 10 países que estão se unindo para formar um novo bloco econômico, e o BRICS, onde fizeram aliança entre si, como:
Países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul + novos membros (Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes, Arábia Saudita).
Acordo: Cooperação econômica e política (alternativa ao G7).
Totalizando: 10 Países.
Se desses 10, caírem 3 e no lugar, se formar 1, já sabemos que desses 3 que caírem ou saírem, (sobrara 7 reis e 6 cabeças) se formara 1 outro, porque 3 países se unirão para forma 1 só, restaurando assim a cabeça ferida, e com isso, o chifre pequeno se levantara e ganhar força (O 8º chifre) com mais força e poder e usara essa nova moeda econômica para expandir seu domínio sobre a terra. Do meio deles sairá o anticristo. (provavelmente de um dos países do oriente médio).
Lembrando que não estou afirmando que seja desses 10 e dessa nova moeda que acontecera tudo isso, mas também não deve ser ignorado.
Uma outra linha de observação, é a respeito de Roma. Daniel fala de um Bode com um chifre entre os olhos, que abate o carneiro e depois de crescer, esse chifre é quebrado e no lugar surge 4 chifres no lugar e em um desses 4 chifres, nasce outro chifre pequeno, que cresce e domina várias partes da terra e afronta os céus. Daniel 8.
Esse bode foi Alexandre o Grande.
Alexandre, o Grande, reinou de 336 a.C. até sua morte em 323 a.C.. Após sua morte, seu vasto império foi dividido entre seus generais, os diádocos, pois ele não deixou um sucessor claro.
A divisão efetiva do império começou logo após 323 a.C., mas a partilha mais consolidada ocorreu por volta de 301 a.C., após a Batalha de Ipso, onde os principais generais assumiram territórios específicos:
Cassandro: Macedônia e Grécia
Lisímaco: Trácia e Ásia Menor
Seleuco: Síria, Babilônia, Pérsia (Império Selêucida)
Ptolemeu: Egito (fundador da dinastia ptolemaica)
Depois dos quatro reinos originados da divisão do império de Alexandre, Daniel 8:9 menciona um "chifre pequeno" que cresce muito em poder, em direção ao sul, ao oriente e à Terra Gloriosa (Israel). Esse chifre representa um novo poder que surge após os reinos gregos, e que se torna dominante e perseguidor.
Historicamente, muitos estudiosos identificam esse chifre pequeno como o Império Romano, que:
Surgiu depois dos reinos helenísticos (especialmente dominando sobre a região do antigo império selêucida).
Começou pequeno na Península Itálica e cresceu imensamente, conquistando o sul (Egito), o oriente (Síria, Ásia Menor) e a Terra Gloriosa (Judéia).
Cumpre a descrição de um poder que se exalta contra o Príncipe do Exército (Deus) e que lança a verdade por terra, como descrito nos versos 10 a 12.
Em uma aplicação mais detalhada, algumas interpretações proféticas (especialmente protestantes históricas) veem uma transição no simbolismo: o chifre começa representando Roma pagã e depois assume características de Roma papal, especialmente nos versos seguintes que falam de oposição direta ao culto verdadeiro e à verdade.
Observa que dê um dos 4 chifres, nasce um pequeno, mas não abate o chifre sobre a qual ele nasceu. - Romã pagã, para Roma papal.
O Império Romano tem duas fases principais, com datas diferentes para seu fim:
1. Roma Pagã (Império Romano do Ocidente):
Início tradicional: 27 a.C., com o imperador Augusto.
Fim: 476 d.C., quando o último imperador do Ocidente, Rômulo Augústulo, foi deposto pelos bárbaros (Odoacro).
2. Roma Cristã/Papal (Império Romano do Oriente e influência papal):
O Império Romano do Oriente (Bizantino) continuou até 1453 d.C., quando Constantinopla foi conquistada pelos turcos otomanos.
Já o poder religioso e político do papado em Roma ganhou força a partir do século VI e teve domínio crescente especialmente a partir de 538 d.C., sendo associado ao "chifre pequeno" em algumas interpretações proféticas.
Então, o poder romano como império político do Ocidente terminou em 476 d.C., mas sua influência religiosa e papal continuou por séculos, sendo central na interpretação de profecias como Daniel 7 e 8 e Apocalipse 13.
Com isso, observando apocalipse 17, sobre as 7 cabeças, que representam 7 montes e 7 Reis, entendemos que representa o governo de Roma, de tal forma que o texto fala que a Besta tem 7 cabeças, ao qual a besta significa um governo, que terá 7 Reis e o 8º será a Besta, o falso profeta.
Lembrando que a Igreja Católica romana reina sobre sete montes.
Analisando sobre a liderança papal, a parti da segunda guerra mundial, que foi na época que Israel foi plantada como nação em Israel, em 1948, dentro da figueira que jesus falou que floresceria, temos:
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 até maio de 2025, a Igreja Católica teve sete papas. Abaixo está a lista, em ordem cronológica:
Pio XII (1939–1958)
João XXIII (1958–1963)
Convocou o Concílio Vaticano II, promovendo reformas significativas na Igreja.
Paulo VI (1963–1978)
Deu continuidade e concluiu o Concílio Vaticano II, implementando suas decisões.
João Paulo I (1978)
Seu pontificado durou apenas 33 dias, sendo um dos mais breves da história.Cadena Dial
João Paulo II (1978–2005)
Primeiro papa polonês, teve um dos pontificados mais longos, influente na queda do comunismo na Europa.Cadena Dial
Bento XVI (2005–2013)
Alemão, renunciou ao papado em 2013, ato raro na história moderna da Igreja.CNN Brasil+3Exame+3Cadena Dial+3
Francisco (2013–2025)
Argentino, primeiro papa latino-americano; faleceu em 21 de abril de 2025.
Então até este ano, de 2025, se passou 7 Papas, conforme apocalipse 17:8-11 e o 8º provavelmente será o falso profeta que vai se unir com o anticristo para estabelecer a nova ordem, o novo governo e depois, o anticristo vai destruir a cidade de Roma.
O que me chama atenção é que o Papa Franscisco morreu no dia 21/04/2025.
Sabemos que 1 mês tem 28 dias de um ciclo lunar, ao qual equivale a 4 semanas de 7 dias.
7x3=21, para 28=7. É como se essa data: 21/04 fosse uma mensagem subliminar dizendo que falta 7 anos para o fim de um ciclo de 1 mês. Lembrando que em 2026, se completa 1993 anos que jesus foi crucificado e que em 2032 se completara 2 mil anos, literalmente os 7 anos dos 28 dias de um mês, a parti da data 21 de forma subliminar.
Apocalipse 17:11 fala que a besta será o 8º Rei e fazia parte de um dos 7 Reis ou cabeças, é como se esse 8º fosse ter o mesmo nome que algum dos reis antes dele. Apontando para os papas, tirando os 5 que caíram (Apocalipse 17:10) sobra o Bento XVI e o Franscisco, com isso pode ser que o próximo papa tenha o nome do Bento XVI. Porém, sabendo que o Bento renunciou, não sabemos se ele pode ser contato como um dos 7, com isso o Papa Franscisco pode ser contato com o 6º, pode apocalipse 17 deixa claro que esses reis foram a perdição, reinaram até morrerem. Então pode ser esse o próximo papa o falso profeta ou o outro depois dele, com um dos nomes dos Papa do passado, antes dele.
Período dos reinos de cada papa por ano, depois da segunda guerra mundial:
Roma reina de dentro da Europa e voltando para a questão da Europa:
Provavelmente quase toda a Europa irá se unir ao sistema do anticristo, por não crerem em Deus e eles perseguirão os cristãos por toda a terra, começando por Roma.
A Europa tem testemunhado um processo contínuo de secularização, resultando em um aumento significativo no número de pessoas que não acreditam em Deus. Embora os índices variem entre os países, a tendência geral é de crescimento da descrença, especialmente entre os mais jovens.
Por exemplo, na França, uma pesquisa realizada em abril de 2023 revelou que 56% dos entrevistados afirmaram não acreditar em Deus, enquanto 44% disseram acreditar. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a descrença é ainda mais pronunciada, com 64% declarando não acreditar em Deus.
Na Itália, dados de 2023 indicam que 15,9% da população se identifica como ateia ou não crente, um aumento significativo em relação aos 6,2% registrados em 2009. Entre os nascidos após 1990, menos de 40% afirmam acreditar em Deus.
Em países como Alemanha, Suécia, Bélgica e Reino Unido, os índices de descrença também são elevados. Na Alemanha, por exemplo, apenas 10% da população afirma acreditar firmemente em Deus.
Em contraste, países do sudeste europeu, como Bósnia e Herzegovina, Romênia e Grécia, apresentam maiores índices de crença em Deus, com 66%, 64% e 59% da população, respectivamente, afirmando acreditar firmemente em Deus.
Esses dados refletem uma diversidade significativa nas crenças religiosas na Europa, com uma tendência geral de aumento da secularização, especialmente nas regiões ocidental e setentrional do continente.
Se a tendência atual de secularização na Europa continuar, é provável que em 2030 entre 60% e 70% dos europeus não acreditem mais em Deus ou sejam indiferentes à religião, especialmente nos países da Europa Ocidental e do Norte (como França, Suécia, Alemanha, Bélgica e Países Baixos).
Projeções com base nas tendências:
França: Pode chegar a 65%–70% de descrentes, considerando o aumento atual entre jovens.
Alemanha, Reino Unido, Suécia: Podem superar os 70% de não crentes ou agnósticos.
Itália e Espanha: Embora historicamente mais religiosas, podem ultrapassar 50% de descrentes, especialmente entre os jovens.
Leste Europeu: Pode se manter mais religioso, mas com queda também, ficando entre 30% e 50% de descrença.
Essas projeções vêm sendo apontadas por institutos como Pew Research Center e Eurobarômetro, com base em dados demográficos, envelhecimento das populações religiosas e aumento do secularismo entre jovens.
Voltando para Daniel 7:20-25 -
Observa que Daniel e João falam do mesmo assunto e período, de tal forma que Daniel deixa relatado sobre a perseguição contra os santos e o período dos 3 anos e 6 meses, nos versos 21 e 25.
A Besta é um sistema econômico formado por 7 cabeças e 10 reis.
Lembrando que o texto deixa claro sobre que, dentro desse sistema, provavelmente econômico, uma das cabeças é ferida, derrubando os 3 chifres e dela, ao qual nasce outro chifre, forte e poderoso. (como explicado acima).
Lembrando que, João não diz em apocalipse 13 e 17, que a segunda besta é o falso profeta, mas menciona sobre o falso profeta em apocalipse 16:13 e 19:20, porque haverá um falso profeta que vai apoiar esse novo sistema e, esse líder que se levantara sobre a terra, dominando sobre essa aliança entre esses 10 países que farão um acordo econômico mundial.
A análise é dentro do livro de Daniel com o de apocalipse e Mateus 24.
Quando voltamos para Lucas 17:25 e 26, mostra que a geração dos últimos dias irá rejeitar jesus e como foi nos dias de Noé, será na sua vinda.
(Porque seguirão esse novo sistema e líder, que vai fortalecer esse sistema mundial).
Lucas 17:25-26 -
26) E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Hoje quase toda Europa não acredita em jesus, e outros países também, além disso, a apostasia que está se cumprindo nessa geração.
1 Reis 17 ao 18 fala sobre Elias e o período dos 3 anos e 6 meses de seca. (Tiago 5:17,18 fala sobre isso).
Nota que, Elias só foi arrebatado depois do período dos 3 anos e 6 meses (2 Reis 2:1-18), onde no capítulo 19:10 ele menciona que Israel abandoaram a aliança com Deus, quebraram os altares e mataram os profetas ao fio da espada e, quando lemos o verso 18, o Senhor avisa Elias que havia 7 mil profetas que ele preservou e esses não adoraram a imagem de Baal. Esse texto aponta para o período dos 3 anos e 6 meses da falsa paz de 7 anos que o anticristo irá fazer na terra.
A humanidade irá adorar a besta, quebrar a comunhão com o criador e matar os profetas do senhor, provavelmente no final dos 3 anos e 6 meses ou depois e nesse tempo muitos não suportaram e se entregaram a adoração e sistema da besta.
Apocalipse 11:1-3 fala sobre as duas testemunhas do criador, onde o texto deixa claro, que eles vão profetizar durante os 3 anos e 6 meses, dos 7 anos, que ao finalizar os 3 anos e 6 meses, essas testemunhas serão mortas pelo anticristo e o mundo se alegará com isso.
Lembrando que Elias só foi arrebatado depois dos 3 anos e 6 meses de seca sobre a terra e a 7ª trombeta, só tocou em apocalipse 11, depois que os 3 anos e 6 meses se cumpriram e as testemunhas foram mortas e depois ressuscitaram. Apocalipse 11:17,18, onde mostra que na 7ª trombeta jesus passa a reinar sobre a terra e se inicia o tempo da sua irá ser derramada, nesse período da ira, a igreja não poderá estar nela, porque será poupada desse dia.
Os 3 anos e 6 meses, está ligado aos 3 dias que jesus permaneceu morto e as 3 horas que ele permaneceu pendurado sobre o madeiro.
Sobre as 3 horas de trevas sobre a terra e de jesus no madeiro.
Mateus 27:45,46.
Lucas 23:44,45.
Sobre os 3 dias morto.
Mateus 12:40
Mateus 16:21.
Lucas 24:46.
Analisando as 7 trombetas, em Josué capítulo 6 mostra:
Em Josué 6:1-27 -
4) E sete sacerdotes carregarão diante da arca sete trombetas de chifre de carneiro; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes soprarão as trombetas.
5) E sucederá que, quando eles derem um longo toque com o chifre do carneiro, e quando ouvirdes o som da trombeta, todo o povo gritará com um alto brado; e o muro da cidade cairá completamente, e o povo subirá cada homem direto à sua frente.
6) E Josué, o filho de Num, chamou os sacerdotes, e disse-lhes: Tomai a arca do pacto, e que sete sacerdotes carreguem sete trombetas de chifres de carneiros diante da arca do SENHOR.
7) E ele disse ao povo: Passai adiante e rodeai a cidade, e aquele que estiver armado passe adiante da arca do SENHOR.
8) E sucedeu que, quando Josué havia falado ao povo, os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifres de carneiros passaram adiante do SENHOR, e sopraram as trombetas; e a arca do pacto do SENHOR os seguiu.
9) E os homens armados foram diante dos sacerdotes que sopravam as trombetas, e a retaguarda vinha após a arca, com os sacerdotes indo avante e soprando as trombetas.
13) E sete sacerdotes, portando sete trombetas de chifres de carneiros diante da arca do SENHOR, seguiam continuamente e sopravam as trombetas; e os homens armados seguiam adiante deles; mas a retaguarda vinha após a arca do SENHOR, os sacerdotes iam à frente soprando as trombetas.
16) E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes sopraram as trombetas, Josué disse ao povo: Gritai, pois o SENHOR vos entregou a cidade.
Apocalipse 8:1-
2) E eu vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus; e a eles foram dadas sete trombetas.
6) E os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para soá-las.
7) O primeiro anjo tocou...
8) E o segundo anjo soou...
10) E o terceiro anjo soou...
12) E o quarto anjo soou...
13) E eu olhei, e ouvi um anjo voando pelo meio do céu, dizendo em voz alta: Ai, ai, ai dos habitantes da terra por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que ainda estão para soar!
Apocalipse 9:1-21 -
1) E o quinto anjo soou...
12) Um aí já se passou; e eis que dois outros ais vêm a seguir.
13) E o sexto anjo soou...
Apocalipse 10:1-11 -
6) ... que não haverá mais tempo.
7)Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele começar a soar, o mistério de Deus será cumprido, como ele declarou a seus servos, os profetas.
Apocalipse 11:1-19 -
OBS: O capítulo 11 fala sobre as 2 testemunhas, aos quais deverão profetizar durante o período dos 3 anos e 6 meses iniciais dos 7 anos. Veja que a sétima trombeta só toca, quando eles morrem e são ressuscitados por Deus, depois que termina os 3 anos e 6 meses. As outras 6 trombetas são tocadas antes do período dos 7 anos, e somente a última é tocada depois que finaliza os 3 anos e 6 meses. (quem lê, entenda).
15) E o sétimo anjo soou, e houve grandes vozes no céu, dizendo: Os reinos deste mundo se tornaram os reinos do nosso Senhor, e do seu Cristo; e ele reinará para sempre e sempre.
16) E os vinte e quatro anciãos que estavam assentados diante de Deus em seus assentos, prostraram-se sobre as suas faces, e adoraram a Deus,
17) dizendo: A ti damos graças, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e eras, e hás de vir; porque tomaste para ti teu grande poder, e reinaste.
18) E iraram-se as nações e é chegada a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e para que tu dês recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e àqueles que temem o teu nome, pequenos e grandes; para que destruas os que destroem a terra.
19) E o templo de Deus foi aberto no céu, e foi visto no seu templo a arca do seu testamento; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e um terremoto, e grande granizo.
OBS: analisando o livro de Josué, vemos que ele aponta para o livro de apocalipse, a respeito das trombetas.
Deus ordena que Josué deveria separar 7 Sacerdote, 7 Trombetas e durante 7 dias, darem uma volta por dia, até o 6º dia, e somente no 7º dia que era para darem 78 voltas ao redor do muro de jericó. Observa que a última trombeta é tocada no capítulo 11 e no 12 fala sobre a guerra de Miguel contra satanás.
Porém, como já lemos, sabemos que Miguel vai vir em guerra contra o exército inimigo nos ares, antes do arrebatamento, conforme falamos de Daniel 12, Mateus 24, etc.
O livro de Josué é uma profecia indireta sobre como será na vinda de Jesus.
Quando Moisés nasceu, faraó mandou matar os meninos de 2 anos para baixo... (Êxodo 1:1-22). Essa profecia indireta, estava apontando para os dias de Jesus, de como seria os dias quando o messias nascesse. (Mateus 2:16-18).
Uma profecia direta, é quando deus fala através de um profeta, enviando sua palavra de forma audível, visual, física ou por visões.
Uma profecia indireta, é quando Deus usa a história de alguém, para apontar para algo que vai ocorrer no futuro, por exemplo: Abraão e Isaque, quando ele foi oferecer o próprio filho, ao qual esse ato apontava para Deus e Jesus; o nascimento de Moisés, que apontava para Jesus; o sacrifício do cordeiro, ao qual também apontava para Jesus, assim sucessivamente.
Josué 6 aponta para as 7 trombetas do apocalipse!
Nesse livro de Josué Deus ordena que o exército de guerra deveria marchar na frente dos sacerdotes que estaria com as trombetas, pois quando o muro caísse, eles deveriam estar em posição de guerra ao redor da cidade. Os 6 dias, representam as 6 trombetas que serão tocadas antes dos 3 anos e 6 meses.
O sétimo dia, que é o último dia, representa a última trombeta que será tocada e o muro que impede do exército de Israel entrar em jerico, cairá e com isso, Raab será salva e a cidade destruída.
As 6 trombetas do apocalipse serão tocadas, Miguel e seus anjos já estarão em prontidão e em guerra, com isso antes da sétima trombeta tocar, satanás e seus anjos que representam os muros de jerico irão ser lançados por terra, então Miguel e seus anjos cercaram a terra, e com isso a sétima trombeta anunciara a vinda e aparição do rei sobre as nuvens para tirar a igreja da terra e poupá-la da ira, da destruição de jerico (terra).
📜 Associação Cronológica – 7 Trombetas × Últimas 7 Pragas do Egito (4ª a 10ª)
Quando a 6º Trombeta tocar, provavelmente haverá os mesmos 3 dias de escuridão como houve no Egito na época de Moisés e durante esse período, os demônios serão soltos para matar a terça parte dos habitantes da terra, antes que inicie o soar da última trombeta, para a retirada de Israel do Egito.
Assim como foi no passado, será no futuro, como o ALPHA e o OMEGA, o COMEÇO é igual ao FINAL.





